quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CUIDE DA SUA VOZ ...

DIA MUNDIAL DA VOZ
16 de Abril



A saúde vocal depende essencialmente, do quanto de cuidados você tem com o seu aparelho vocal. Para tanto, aqui vão algumas dicas para que o profissional da voz,  experimente seguir, caso contrário o seu aparelho vocal poderá correr o risco de deixá-lo na “mão” quando mais precisar.

ü  Beba bastante água, 8 a 10 copos por dia. A hidratação ajuda na mobilidade da mucosa e minimiza o contato seco entre as pregas vocais, alem de relaxar a laringe durante a deglutição.

ü  Evite o fumo e o álcool, pois são altamente nocivos para a laringe. Entre tantos efeitos, o fumo causa irritação direta ao trato vocal, pigarros constantes e aumento da secreção viscosa. Enquanto que o álcool provoca edemas (inchaço) nas pregas vocais e irritação de toda a laringe.

ü  Evite o uso de drogas, pois, irritam a mucosa laríngea, além de causar alterações cardiovasculares e neurológicas. As drogas também são responsáveis por alterações na articulação, ritmo e fluência da comunicação.

ü  Cuide das alergias, pois elas podem desencadear crises em momentos de maior demanda vocal, e assim comprometer o desempenho do professor.

ü  Evite uso de spray, pastilhas ou gengibre, tais fórmulas possuem componentes anestésicos, mascarando o esforço vocal durante o uso da voz profissional.

ü  Cuidado com bebidas geladas, pode ocorrer um choque de temperatura entre o gelado ingerido e o corpo que pode estar aquecido.

ü  Evite comer alimentos pesados antes das apresentações, pois neste momento o diafragma deverá estar livre para funcionar adequadamente. Com o estômago cheio ele (o diafragma) se torna ineficiente, devido à digestão.


ü  Pratique aquecimento vocal sempre que puder e não se esqueça também do desaquecimento, pois este retorna a sua voz aos ajustes naturais de emissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário